top of page

Governança e boas práticas: como utilizá-las a favor do seu negócio


Os bons resultados e a ascensão de um negócio depende de vários fatores, entre eles, podemos destacar os processos adotados e as práticas para se manter em conformidade com a legislação e com as regras internas.


Isso prova que uma instituição que tem compliance e possui um bom plano de governança e boas práticas tem mais chances de obter o tão sonhado sucesso e que, apesar dos dois termos serem distintos e terem objetivos diferentes, ambos possuem uma relação muito próxima.


Continue a leitura e saiba mais sobre como o compliance, a governança e as boas práticas podem contribuir para o sucesso da sua instituição.


O que é a governança corporativa?


De acordo com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), é “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.


De forma prática, são ações adotadas que têm como objetivo fortalecer e alinhar os interesses do próprio negócio com as finalidades das pessoas envolvidas no processo, além de conciliar esses propósitos com os órgãos de fiscalização e regulamentação.


A governança indica o caminho que se deve seguir para obter os resultados esperados, alinhado à mentalidade dos gestores e de seus processos de gestão e fortalece a confiança de investidores, acionistas, fornecedores e colaboradores.


4 princípios norteadores da governança corporativa


Confira mais detalhes dessas premissas que podem ser implantadas em sua instituição:

  1. Transparência: disponibilizar aos stakeholders de forma fácil e constante os dados financeiros e informações sobre tomadas de decisão e como está o andamento dos processos. Isso demonstra seriedade, transparência e confiança.

  2. Equidade: tratar de forma justa e igualitária todas as partes interessadas nos processos, independente de cargo ou de nível de participação.

  3. Prestação de contas (accountability): consiste em fazer a prestação de contas periodicamente sobre toda a movimentação econômico-financeira. Além de prezar por fornecer essas informações de forma clara e compreensível.

  4. Responsabilidade corporativa: criar ações que zelem por todo o ambiente e sistemas em que a empresa está incluída, isso compreende responsabilidade financeira, ambiental, forma de tratamento com os colaboradores, entre outros.


Principais benefícios de contar com uma boa governança


Confira algumas vantagens de ter um bom plano de governança:

  • Evita escândalos e conflitos;

  • Valoriza a imagem;

  • Atrai novos investidores;

  • Aumenta o valor de mercado do negócio;

  • Melhora a gestão;

  • Gera redução de custos;

  • Maior retenção e atração de novos talentos;

  • Enriquecimento do planejamento estratégico.

Continue a leitura e conheça mais sobre o compliance, um termo que possui uma grande proximidade com as práticas de uma boa governança corporativa.


O compliance


Esse tema já foi abordado no blog do Assaf e você pode conferir o conteúdo completo aqui. Mas, vamos relembrá-lo do assunto, acompanhe!


Compliance refere-se a diversas ações que são adotadas em uma organização a fim de deixá-la em conformidade com a legislação vigente no país e até mesmo com as regras internas.


Por isso, podemos afirmar que o compliance está diretamente relacionado à governança corporativa, pois é uma de suas tarefas garantir as conformidades já mencionadas.


Como o Grupo Assaf pode contribuir?


O Grupo atua em diversas áreas para garantir que a sua empresa tenha um bom desempenho no mercado, são elas:

  • Adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);

  • Governança de TI;

  • Avaliação de maturidade - com plano de ação;

  • Implantação de métodos, processos e ferramentas de governança e boas práticas;

  • Segurança da informação;

  • ITIL4 ®;

  • COBIT 2019 ®;

  • ISO 27001 / 27701.

O Assaf também é credenciado pelo órgão oficial EXIN® para Treinamento & Certificação no Brasil e em 2017, se tornou a primeira empresa brasileira AXELOS Consulting Partner (ACP), única habilitada para consultoria e implantação ITIL® no país.


É através da implementação de melhores práticas, ferramentas e treinamentos que o Grupo ajuda a sua empresa a desenvolver novos processos de gestão, visando reduzir riscos, ganhar eficiência operacional e melhorar o dia a dia e o relacionamento entre as pessoas, processos e estratégias.


Saiba mais sobre como implantar a governança e as boas práticas em seu negócio. Clique aqui.


130 visualizações0 comentário

Comments


Keyboard and Mouse

#BlogAssaf 

Preencha os campos abaixo e receba nosso conteúdo gratuitamente.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

bottom of page