Apresentamos o ITIL 4, nova versão da ITIL®

Atualizado: 29 de Jul de 2019

ITIL 4 interage com práticas ágeis, como os modelos DevOps, Agile e Lean.


O novo framework ITIL® chega ao mercado para ajudar as empresas a enfrentar a Quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0. Essa Era é caracterizada pela transformação digital do nosso mundo e a inevitável interação entre os seres humanos, tecnologias digitais e ativos físicos. Nesse ambiente complexo, as organizações precisam ser mais ágeis, mais bem equipadas para se adaptar aos novos desafios e capacitadas a adotar novas maneiras de trabalhar para ter sucesso.


Entenda a evolução do modelo:


  • 1989: ITIL® V1 – Com uma biblioteca 31 volumes, contava com inúmeras recomendações e melhores práticas de TI, sendo reconhecido como “padrão de fato” em GSTI.


  • 2000: ITIL® V2 – Para ser mais acessível, foi consolidando logicamente em duas principais edições (Service Support e Service Delivery), o ITIL® V2 se tornou a base padrão para a norma BS 15000, transformando-se em um anexo da norma ISO 20000.


  • 2007: ITIL® V3 – A V3 teve os modelos de melhores práticas organizado em torno do conceito de ciclo de vida de serviço, agrupadas em 26 processos em 5 volumes (Service Strategy, Service Design, Service Transition, Service Operation e Continual service improvement).


  • 2011: ITIL® V3 - A V3 foi atualizada novamente trazendo melhores exemplos e conteúdo para modelo, adicionando processos de relacionamento com negócio e gestão de Projetos (Coordenação de Desenho).


  • 2019: ITIL® V4 – Com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2019, o V4 irá interagir com práticas ágeis, desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de negócio como os modelos DevOps, Agile e Lean.


No total, o trabalho de atualização, conduzido pela AXELOS, absorveu um grupo de mais de 2000 membros, em sua maioria arquitetos de TI de empresas mundiais de tecnologia.

A Assaf Consultoria, especializada em gerenciamento de serviços de TI (ITSM), participa do desenvolvimento do ITIL 4. A empresa é a primeira companhia brasileira e a terceira da América Latina a receber o título de ACP – AXELOS Consulting Partner, o que a habilita a prestar serviços de consultoria ITIL®.


De acordo com Fábio Assaf, diretor da Assaf, a biblioteca, em sua nova versão tornou-se mais ágil, flexível e colaborativa. Isso permitirá uma integração e adoção mais rápidas por parte dos usuários de TI e negócio. “Uma inovação importante da ITIL 4 é enxugar sua metodologia para fornecer orientações claras e assertivas na gestão de projetos de desenvolvimento de software, infraestrutura e gestão de processos”, argumenta Fábio.




Sobre a Assaf

Fundada em 2014, a Assaf é uma empresa com destaque no cenário nacional especializada na implantação de processos IT Service Management ou Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação (ITSM) com foco na necessidade do negócio, eficiência operacional, mitigação de riscos e redução de custos. Na lista de suas atividades estão a implantação de processos ITSM, implantação de ferramentas ITSM, gerenciamento de projetos, qualidade de software e governança de TI.


Sobre a Axelos

Joint venture, criada em 2013 pelo Cabinet Office em nome do Governo de Sua Majestade (HMG) no Reino Unido e da Capita plc, a Axelos é responsável por desenvolver, aprimorar e promover uma série de metodologias de melhores práticas utilizadas globalmente por profissionais que trabalham principalmente em gerenciamento de projetos, programas e portfólios, gerenciamento de serviços de TI e resiliência cibernética. A empresa trabalha com as metodologias ITIL®. PRINCE2® e MSP® e uma coleção de produtos de melhores práticas de resiliência cibernética, a Resilia, adotados em mais de 150 países.

216 visualizações
Keyboard and Mouse

#BlogAssaf 

Preencha dos campos abaixo e receba nosso conteúdo gratuitamente.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.